FANDOM

Sawada Tsunayoshi (Tsuna)
250px-Tsuna
Informações
Alcunha/Titulo 10º Vongola Boss, Guardião Vongola do Céu
Sexo Masculino
Idade 15 no Presente, 25 no Futuro
Arma(s) X-Gloves Versão Anel Vongola, Lentes de Contacto, Anel Vongola do Céu, Anel Lancia's Boss's, Capa Vongola Primo, e Luvas Vongola Primo
Arma Box Animal Leone di Cieli ver. Vongola(Nuts)
Chama(s) Ceú
Estado Actual Vivo
Data Nascimento 14 de Outubro
Grupo Sanguineo A
Altura 157 cm
Peso 48 kg
Seiyu(Dublador) Yukari Kokubun
1ªAparição/Mangá Capitulo 1
1ªAparição/Anime Episódio 1
Tsunayoshi "Tsuna" Sawada (沢田 綱吉, Sawada Tsunayoshi) é o protagonista de Katekyo Hitman Reborn. Embora seja um covarde e inútil estudante ginasial, Tsuna é nomeado para ser o 10º Chefe da poderosa Família Vongola, a maior família mafiosa do submundo, forçando-o assim a levar a sua própria familia para batalhas pela sobrevivência do mundo. O desenvolvimento do seu carácter fraco que facilmente desiste a um líder dedicado e disposto a lutar pela defesa dos seus amigos e família é um elemento crítico da série. Embora ele não queira ter nada a ver com a máfia, Tsuna é empurrado para numerosas batalhas, entre as quais a luta contra exilados da mafia, um grupo rival de assassinos de elite dentro da Vongola e, finalmente, 10 anos no futuro, a uma família rival no processo de eliminar os Vongola.

Como o protagonista da série, Tsuna aparece em todos os videojogos da série, bem como participações especiais em compilações da Shonen Jump, Jump Super Stars e Jump Ultimate Stars.

(Spoiler) No Anime, a Família de Tsuna perdeu a batalha Choice, enquanto que no Mangá Tsuna, finalmente, derrotou Byakuran.

PersonalidadeEdit

No início da série, Tsuna é um estudante do ensino médio conhecido em toda a escola como o "Bom em Nada Tsuna" por causa das suas más notas, a atitude covarde, má sorte e falta de atletismo, um facto que o próprio Tsuna admite.

Tsuna geralmente fica comicamente horrorizado com certas acções daqueles ao seu redor, geralmente fazendo com que ele se tornasse quase histérico. A sua falta de confiança e sorte contrasta com as posições de liderança e de pressão externa de Reborn.

Apesar da sua alcunha, ele parece uma pessoa séria, com grande potencial, mas, infelizmente, Reborn descobre que muitas vezes a única forma de forçar Tsuna a cumprir este potencial é colocá-lo numa situação de vida ou de morte.

Embora todos digam que ele é a 10º Geração de Chefes da Vongola , Tsuna geralmente não está disposto a participar em qualquer coisa que tenha a ver com a máfia. Ele sempre nega o facto de que ele é um Futuro Líder da Máfia e tenta evitar tudo e todos envolvidos com a máfia, agarrando-se a qualquer elemento de uma vida comum.

A personalidade de Tsuna desenvolveu-se muito desde o início do mangá, onde ele era um covarde, individual inútil que facilmente desistiu, até chegar a uma pessoa de grande determinação para proteger os companheiros que ele fez, fazendo o que deve ser feito. Mais tarde, ele é retratado como satisfeito com a liderança, com os membros da sua família a aceitar qualquer decisão sem hesitação.

Houve muitos paralelos entre Tsuna e o fundador da família Vongola, Giotto, incluindo a aparência física, técnica de luta e armas utilizadas. As suas personalidades são susceptíveis de ser muito semelhante, como tem sido demonstrado que tenham objetivos semelhantes. Por exemplo, Giotto nem teve problemas com a nomeação de Guardiães de fora da família, tal como Tsuna.

RoteiroEdit

Dias NormaisEdit

Um dia o Hitman Reborn viaja até ao Japão para treinar o candidato a 10º Chefe Vongola Tsuna. Tsuna foi escolhido porque ele é descendente do Vongola Primo que se mudou para o Japão há muito tempo atrás. No desenrolar do arco, Tsuna começa a fazer novas amizades para formar a sua própria familia.

Arco KokuyoEdit

Estudantes de Namimori são atacados por parte do Alto Gang Junior de Kokuyo e Tsuna vê-se forçado a encontra-los e derrota-los. Na Terra Saudável Tsuna usa a sua última Dying Will Bullet para lutar contra o líder Rokudo Mukuro. No entanto, é revelado que ele na verdade se chama Lanchia e que foi possuido pelo Mukuro real. Mais tarde Tsuna encontra o verdadeiro Mukuro e, graças ao novo poder concedido por Leon, Tsuna finalmente consegue derrota-lo.

Arco VariaEdit

Anel do Céu

Anel do Céu e Brasão de Armas Vongola

Tsuna encontra Basil, um agente da CEDEF que foi atacado por um espadachim. Esse espadachim é Squalo, um membro do esquadrão assassino Varia, que tenta roubar os Aneis Vongola da posse de Basil para o seu chefe, Xanxus, se tornar o 10º Chefe Vongola. No entanto, os aneis que Basil tinha eram apenas falsificações, portanto quando a Varia descobrisse, iriam voltar para roubar os verdadeiros aneis. Reborn diz a Tsuna que até a Varia descobrir o lapso ainda irá demorar algum tempo. Por isso, Reborn treina Tsuna juntamente com Basil para a luta que se aproxima. Para saber quem será o 10º Chefe Vongola, os guardiões de cada familia tem de lutar entre si pelos Aneis Vongola, ganhando aquele que obtiver mais aneis. Na batalha, Tsuna destroi o Gola Mosca, que estava a ser alimentado pela Shinu Ki No Honoo do Vongola IX, e Tsuna é acusado de tentar assassinar o IX e desafia-o para uma luta. Xanxus fazendo batota adquire a totalidade dos Aneis Vongola mas eles rejeitam-no porque ele na verdade não é filho do IX. Com isso, Tsuna ganha a batalha pelos aneis e torna-se oficialmente o sucessor do IX.

Arco do FuturoEdit

Após a batalha com a Varia, Tsuna e companhia voltam á vida normal a que estavam acustumados. Mas Tsuna rapidamente é empurrado para uma nova situação perigosa quando Reborn é atingido acidentalmente pela Juunen Bazooka e desaparece, em vez de trocar de lugar com o seu "eu" de 10 anos no futuro. Após procurar Reborn sem sucesso, Tsuna encontra Lambo e pede-lhe para ele trocar de lugar com o Lambo de 10 anos no futuro. Lambo não o quer fazer, e no meio da luta pela Juunen Bazooka Tsuna é atingido e ele mesmo é levado até ao futuro. Ao chegar ao futuro, Tsuna depara-se dentro de um caixão e fica assustado com essa situação. Pouco tempo depois, Gokudera do futuro aparece, e fica surpreendido por ver Tsuna. Tsuna explica-lhe que foi atingido pela Juunen Bazooka e que por isso viajou para o futuro. Gokudera então diz-lhe para que quando voltasse ao passado, matasse um certo homem de oculos, e que se o fizesse Byakuran não seria assim. Tsuna fica sem compreender nada e pergunta-lhe o porquê do pedido. Quando Gokudera vai para responder, subitamente troca de lugar com o seu "eu" do passado, e Gokudera do passado admira-se de ver Tsuna á sua frente, enquanto que Tsuna fica totalmente surpreendido pois estava á espera da tão aguardada explicação de Gokudera do futuro. Tsuna explica a situação a Gokudera e ele fica tambem admirado com a situação. Tsuna diz que quando se passarem os 5 minutos do efeito da Juunen Bazooka eles iriam pensar melhor no assunto. Porem, os 5 minutos passam e eles não voltam ao passado. Tsuna e Gokudera são postos a par da situação do Futuro: A familia Vongola está a ser aniquilada pela Familia Millefiore, uma familia rival, e são levados para um esconderijo. Parece que o Tsuna do futuro destruiu os Aneis Vongola, por considerar que estes eram muito cobiçados, e por causa disso a Familia ficou em desvantagem, devido á Familia Millefiore possuir os Aneis Mare, parte integrante do Trinissete, ao qual os Aneis Vongola tambem faziam parte.

Motivados pelo desejo de impedir esse futuro de nascer, assim como a volta ao passado, Tsuna é aconselhado por Reborn a reunir os Guardiões, começando com o mais forte Guardião, Hibari. No processo, desenrolam-se inúmeras batalhas com o Millefiore, enquanto que, felizmente, Tsuna aprende a usar o seu Anel Vongola. As suas aventuras também alertam a Millefiore da presença não só dos Vongola do passado, mas tambem dos Aneis Vongola.

O treino de Tsuna com Hibari levam-no quase á morte, forçando-o a passar pelo Trial Vongola da Sucessão. Vongola Primo sugere a Tsuna combinar o poder do Anel Vongola com as suas X-Gloves, produzindo as X-Gloves Version Vongola Ring. Por serem mais poderosas, as luvas são desequilibradas e difícil de lidar. No entanto, Tsuna é capaz de aumentar a utilização de luvas para poder desenvolver uma nova técnica, o X-Burner, antes do ataque programado á Base Millefiore. Durante este tempo, Tsuna também recebe uma premonição num sonho sobre uma máquina circular branca que parece ter algo a ver com a viagem de volta ao passado. Tsuna também começa a se acostumar com a idéia de liderança. No entanto, a Millefiore descobre a localização da Base Vongola e tentam a emboscada contra a Vongola no meio da noite, forçando a Vongola a atacar mais cedo do que o esperado. Tsuna e companhia infiltram-se na Base Melone, onde encontram vários inimigos pelo caminho. Embora a Millefiore tenha vários homens no terreno, Irie Shoichi logo manipula a colocação das salas da Base com a intenção de separar o grupo.

Além disso, Tsuna é capturado por um técnico Millefiore, Spanner, após ficar exausto após derrotar uma força de robôs Strau Mosca. Surpreendentemente, Spanner não o mata, mas oferece-se para ajudar Tsuna a completar o X-Burner, alegando que ele quer vê-la concluída. Tsuna coopera com Spanner após Reborn (que aparece através de hologramas) dizer a Tsuna que Spanner é confiavel. Spanner constrói Lentes de Contacto para Tsuna melhorar o seu X-Burner. Após Tsuna concluir o treinamento do X-Burner, Tsuna, juntamente com Spanner, que é marcado como um traidor, faz o seu caminho em direcção á sala de controle para enfrentar Irie Shoichi.

Ao chegar á tão procurada sala, Irie Shoichi diz a Tsuna que só pretendia ajudar, fazendo com que ficassem mais fortes para poderem lutar com Byakuran. Após receber a notícia da vitória do Varia na Itália, Tsuna pede a Spanner e Irie que se juntem à família Vongola, e de seguida recebe a Box Vongola do Céu. Ele começa a treinar novamente na preparação para a batalha Choice iniciada por Byakuran. No entanto, ao abrir a sua Box, ela ataca-o e Tsuna vê-se forçado a lutar com ela.

Para Piorar a situação, Kyoko e Haru boicotam as tarefas domésticas por sentirem que estão a ser deixadas de lado. Por isso, Tsuna conta toda a situação ás duas e Kyoko dá conselhos a Tsuna para ele poder abrir a sua Box.

Arco Desafios dos ArcobalenosEdit

Arco ChoiceEdit

 ! Vongola-logo-wp-katekyo-hitman-reborn-4373268-800-600
Vongola Famiglia
Guardiões Vongola
Familia de Tsuna: Sawada TsunayoshiGokudera HayatoYamamoto TakeshiSasagawa RyoheiHibari KyoyaLamboChrome Dokuro (Rokudo Mukuro)
Familia de Giotto: Sawada GiottoG.Primeiro Guardião da ChuvaKnuckleAlaudeLampoPrimeiro Guardião da Névoa
Chefes Vongola: GiottoVongola SecondoVongola TerzoVongola QuartoVongola QuintoSimoraFabioDanielaTimoteoSawada Tsunayoshi
Organizações
CEDEF: Sawada IemitsuBasilLal MirchTurmericOregano
Varia: XanxusSuperbi SqualoLeviathanMammonFranBelphegorLussuria
Fundação: Kusakabe Tetsuya
Alto Gang Junior de Kokuyo: Joshima KenKakimoto ChikusaM.M.BirdsLanchia
Técnicos Vongola: Irie ShoichiSpannerGianniniMoretti
Aliados
Treinadores: RebornLal MirchColonnelloShamalDinoBianchi
Outros: Sasagawa KyokoMiura HaruI-PinLanchiaFuutaMochidaKurokawa HanaSawada Nana
Familias Aliadas: Chiavorone FamigliaTomaso FamigliaBovino Famiglia
Armas e Abilidades
Armas: Aneis VongolaVongola BoxesChama do Ultimo Desejo
Armas Especiais: Shigure SoenDinamite6 Caminhos da ReencarnaçãoJuunen BazookaMotasCorrentes de MammonTampa de Mammon